Como rodar vários sites com apenas uma instalação do WordPress

Eu já tinha escrito um texto sobre este assunto. Porém não tinha conseguido por em prática, mas agora a história é diferente!

Testei vários plugins que pudessem fazer com que eu rodasse vários sites com apenas uma isntalação do wordpress. E o melhor que achei foi o WP_OneInstall.

No início não consegui fazer ele funcionar e descobri que era porque minha URL na época era diegolopes.com.br/blog, o que fazi com que meu .htacess ficasse assim:
RewriteEngine On
RewriteBase /blog/
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /blog/index.php [L]

E como este plugin é para rodar vários sites com o mesmo código eu precisava de um .htacess mais genérico, por isto tive que mudar a URL para diegolopes.com.br, o que fez com que meu .htacess ficasse assim:
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]

Se seu .htacess já for deste jeito, é só ativar o plugin e preencher os campos que ele pede e pronto, nunca mais terá as conhecidas dores de cabeça que é atualizar os sites de todos os clientes sempre que uma nova versão de algum plugin ou do próprio WordPress entrar no ar.

Com o plugin WP_OneInstall rodando quando um cliente pedir um projeto a única coisa que terá de enviar para o servidor é o novo tema, já que a instalação é única!

Mas ainda assim não me dei por satisfeito, e procurei mais plugins para agilizar ainda mais meu trabalho. A idéia agora era não precisar upar nada pro servidor, nem um tema, e colocar um site bom o bastante no ar para deixar o cliente de boca aberta sem nenhuma linha de código.

Descobri estes plugins:
- ThemeTweaker: Tweak your theme colors (yes, any theme) with no CSS stylesheet editing.
- Customize: Allows easy customization of templates.
- WP Menu Manager: Permite customização do menu. Eu nunca usei.
- dTabs: Também é pra trabalhar com menu, porém a customização do design é feita via código, diferentemente do WP Menu Manager. O que tem de diferente do sistema de menus nativo do wordpress é que vc pode escolher qual página quer chamar. Resumindo não trabalha apenas com categorias e páginas, se quiser pode chamar até um post através do menu.
- Post Layout: Adds HTML o javascript code before, after or in the middle of the content of pages or posts without modify the theme.

E mais esta comunidade que disponibiliza temas bastante customizáveis e integrados com alguns plugins:
- HybridTheme.com: O tema que uso atualmente é desta comunidade, é o HybridNews, que é um ChildTheme do framework Hybrid. Este ChildTheme quando com os plugins abaixo permite inserir qualquer conteúdo em qualquer lugar do tema.

E foi assim que eu me tornei apenas um mero vendedor de CSS!

E antes que alguém reclame das partes do texto que estão em inglês, sinto muito informar, mas se você não entendeu ou vá fazer um curso ou realmente está na profissão errada!

6 ideias sobre “Como rodar vários sites com apenas uma instalação do WordPress

  1. Pingback: links for 2009-07-10 « sySolution

  2. Pingback: Dois wordpress themes parecidos com o do NewYork Times

  3. Anderson

    Mas pensa… se acontecer de cair 1 deles.. Wow cai todos? ._.

    Mas o que me chamou anteção aqui é esse “footer” seu, com busca, artigos recentes, jogos, rss, twitter e etc.. Muito lindo isso, como eu consigo fazer um? o:
    Brohter gostei muito desse teu portal, tem muita informação útil, parabéns!

  4. DiegoLopes Autor do post

    Rss, que pena que ainda n consegui ganhar grana com ele rsrs, mas acho que estou começando a conseguir rsrsrs. Este footer é da hora msm né, pega lá wibyia.com.

    Estou pensando em voltar o formato de blog e adicionar junto com estes textos sérios e vídeo aulas alguma coisa engraçada para chamar audiência tb da galera mais jovem, o que acha?

    Qt a cair um cai todos, n é bem assim, depende do motivo e se tiver servidores especializados nisto acho meio difícil eles caírem.

  5. Freedy

    Olá!
    Realizei as configurações para poder rodar vários sites com uma única instalação do WordPress, mas não está funcionando.
    1) no arquivo wp-config.php, incluí a linha define(‘WP_ALLOW_MULTISITE’, true);
    2) me loguei novamente como administrador e na oção super usuário, criei um site.
    3) embora o sistema tenha informado que não houve erro, nenhum diretório foi criado na estrutura que possuo e nenhum arquivo foi copiado para a estrutura que a aplicação me mostrou, como por exemplo: localhost/freedy
    4) Acessando o site, estando logado como administrador em outra janela, aparece a opção para criar um outro site.
    5) O processo ocorre tudo normalmente, mas também nenhnum arquivo é copiado ou gerado e também não há um novo diretório criado.

    Pode me ajudar a resolver essa questão?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>