Comece a administrar investimentos na Bolsa de Valores. Saiba o que, como funciona é e porque existe.

Esse texto vai para quem ainda não sabe nada de bolsa de valores porque eu acho um saco esses jornais que pressupõem que a gente já nasce sabendo e fica falando a bolsa subiu isso, desceu aquilo, mas afinal, oq significa td isso? Bom comecemos do começo.

Imagine que o seu João tem uma mercearia, ele vende de tudo e faz o maior sucesso em caratinga. Ele vai ganhando e ganhando dinheiro até que decide colocar uma mercearia em Molevade também, logo depois monta mais uma em Valadares, outra em Ipatinga, até que decide ir pra capital. Faz as contas e vê que não tem dinheiro para patrocinar tão grande salto de crescimento. Olha com os bancos e vê que empréstimo é muito caro, então decide arrecadar grana na bolsa de valores. É como se ele vendesse uma parte da empresa, vamos supor uns dez porcento, o pessoal da bovespa calcula que suas mercearias estão num valor total de 100 mil reais, logo 10% saum dez mil, ele ker colocar na praça 10 mil açoes, intaum cada uma vai valer 1 real.

Assim, a bovespa faz a propaganda na internet que tal dia as mercearis do seu joao abrirão capital, ou seja, se tornarão SA(socieade aberta). Quem quiser comprar as ações antes do primeiro leilã pode colocar uma grana para reservar as ações, o que é chamado de IPO. Quando você reserva as açoes você ainda não sabe quantas ações aquela grana irá te render, uma semana antes do leilão inicial (o IPO), você fica sabendo quantas ações deu, aí no dia do IPO vc decide se vai querer vender ou se vai continuar com elas e vender qualquer outro dia.

Uma ideia sobre “Comece a administrar investimentos na Bolsa de Valores. Saiba o que, como funciona é e porque existe.

  1. Pingback: Cursos que vou tentar disponibilizar na Microlins de Viçosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>